f

Get in on this viral marvel and start spreading that buzz! Buzzy was made for all up and coming modern publishers & magazines!

Fb. In. Tw. Be.
Business Intelligence a favor da estratégia de marketing

A tecnologia transforma o mercado da comunicação todos os dias. Na hora de planejar os próximos passos da sua estratégia de vendas, por exemplo, um dos fatores mais importantes e que impactam diretamente no sucesso da campanha é o uso inteligente de dados. Equipes de Business Intelligence contam com ferramentas modernas, que oferecem elementos visuais, otimizando a interpretação de dados, tornando esse processo mais ágil e assertivo. 

O CEO da Yby, uma das empresas que compõem o ecossistema da Circle Aceleradora, Téo Leme, explica que, muito mais que reunir essas informações, as equipes de Business Intelligence são responsáveis por traduzir dados em insights assertivos. “Com a união de ferramentas otimizadas e profissionais capazes de usá-las, as campanhas e estratégias de venda passaram a ser muito mais inteligentes, com KPI’s mais concretos e fáceis de mensurar. Em outras palavras, o cliente consegue acompanhar de forma mais simples os resultados das ações”.

O Business Intelligence e suas aplicações no marketing

O marketing é um dos segmentos que mais se aproveita dos profissionais e ferramentas focados em Business Intelligence. Os dados colhidos são muito mais que números em planilhas. Na prática, com os recursos oferecidos por softwares e ferramentas analíticas , esses profissionais conseguem entender cada vez melhor o público, conhecer suas demandas e comportamentos. Desta forma, prever campanhas mais inteligentes, que engajem melhor e alcancem o sucesso nas vendas.

Inteligência Artificial atrelada à Expertise dos profissionais

É claro que só a obtenção de dados por softwares analíticos não é suficiente. Obviamente, a Inteligência Artificial dessas ferramentas tem um papel fundamental na análise de dados e no fornecimento de informações relevantes para o planejamento de campanhas, porém, a capacidade de tradução e interpretação desses números para o mundo real depende dos profissionais focados em Business Intelligence.

Como vimos, investir em BI é investir em soluções eficientes que facilitam e otimizam os processos. No marketing, cada feedback importa e obtê-los em tempo real, é fundamental seja para a mudança de estratégia quanto para a manutenção dela.

A partir dos relatórios fornecidos pelas ferramentas analíticas, os profissionais têm um caminho a percorrer para alcançar o sucesso do seu planejamento:

Foco nas métricas mais importantes

Quais são os índices mais relevantes apresentados? A taxa de permanência do usuário ou a rejeição? A conversão dos leads? A taxa de abandono de carrinho? O primeiro passo é delimitar quais são os dados de suma importância para sua estratégia.

Benchmark e concorrência

Olhar para a concorrência é fundamental. As ferramentas de BI também trarão esses dados para que você tenha consciência e possa estudar como está o desempenho do mercado e quais são as estratégias utilizadas pelos seus concorrentes. O benchmark é um estudo imprescindível em qualquer estratégia de comunicação.

Catálogo de relatórios

Obter dezenas de relatórios individuais sem fazer uma ligação entre eles pode não ser um passo inteligente. O ideal é catalogar todas estratégias, montando um playbook, ou seja, guias sobre todas as ações realizadas e como elas foram implantadas.

Assim, as consultas futuras ficarão muito mais fáceis, evitando que novos erros sejam cometidos e que acertos possam ser repetidos. Além disso, com relatórios organizados, há uma enorme economia de tempo e otimização de performance.

Business Intelligence é o futuro do marketing

Investir em ferramentas que proporcionem o uso inteligente de dados significa investir em retorno. Com a velocidade em que tudo acontece no mundo pós-digital, empresas precisam estar preparadas para as mudanças de cenário. Por isso, antecipar tendências e comportamentos garante que não haja surpresas desagradáveis no caminho.

As estratégias de comunicação, sejam elas internas ou para o público em geral, necessitam de planejamento. E para que esse planejamento tenha continuidade e seja realizado de maneira assertiva, precisa ser baseado nos dados concretos e não mais em teorias e em tentativas de entender o público. Se há 10 anos atrás as pesquisas de mercado eram muito mais complexas e demoradas, hoje a Inteligência Artificial é uma tendência que veio para ficar.

Em suma, investir na união entre ferramentas de inteligência artificial e a expertise de times de business intelligence, que farão a análise dessas informações, garante a economia de tempo em planejamentos sem futuro e sem sucesso. Além, é claro, de proporcionar campanhas assertivas e eficientes.

Na Yby, um time composto por profissionais com diferentes formações e expertises transforma os dados dos relatórios obtidos pela plataforma em campanhas e ações eficientes. A aplicação do uso inteligente de dados é infinita, sendo uma ferramenta potente para o engajamento de equipes na comunicação interna, em campanhas de incentivo, estratégias de marketing e de vendas.

Postar um comentário

You don't have permission to register