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Circle Martech: marketing digital e o uso inteligente de dados

O marketing digital e o uso inteligente de dados são sempre pauta em quaisquer reuniões e rodas de conversa no meio da comunicação atualmente. É hora das empresas  começarem a cobrar e usar de forma eficiente não só os dados que querem, mas  também aqueles que são úteis em suas estratégias de comunicação. 

O ano de 2020 virou a vida dos profissionais de marketing de cabeça para baixo. Diante de uma crise econômica e de saúde sem precedentes, agências se esforçaram para ajustar e otimizar seus cronogramas, entender o comportamento das personas e alinhar suas estratégias. Por isso, mais do que nunca, reforçaram seu papel como ferramentas imprescindíveis para o sucesso e resultados das   empresas  em meio à pandemia.

A digitalização crescente e necessária neste momento, no entanto, demanda novas ideias, ações inovadoras, estratégias que saiam do lugar comum e, obviamente, essas ações demandam não só um planejamento estratégico eficiente – mas tempo hábil para execução e investimentos. 

Análise de marketing em tempos de coronavírus

Em questão de dias, o comércio fechou, vendas em e-commerces dispararam  e as interações online com as marcas explodiram. Enquanto isso, o consumo de mídia mudou à medida que mais pessoas começaram a trabalhar em casa. Passamos mais tempo online, assistindo a lives, ouvindo podcasts, consumindo horas e horas de conteúdo em diferentes plataformas de streaming – sem falar na programação normal das TVs (inclusive abertas) -, deixando de lado, momentaneamente, a  interação física e presencial.

Essa mudança rápida e radical foi batizada como  o tal “novo normal”, que já cansadamente ouvimos em spots de rádio e TV. Mais do que nunca, os profissionais de marketing  foram obrigados a tomar decisões em tempo recorde – sempre baseados  no uso inteligente de dados.

Mas como traçar novas estratégias e ressignificar os ambientes digitais das  marcas  sendo que elas próprias, por muitas vezes, não compreendem as tendências do marketing 4.0 e que quem manda é sempre o cliente final? 

É claro, todos nós temos nossos gostos e predileções, mas contra dados não há argumentos. No entanto, insistir demais em uma ideia apenas baseada em achismos e investir todos os recursos sem uma estratégia assertiva, pode gerar um resultado frustrante e negativo.  

Para evitar que marcas e empresas despejem seus esforços e recursos em estratégias pouco efetivas, equipes de marketing e business intelligence são responsáveis por coletar, analisar e traduzir dados, gerando campanhas muito mais eficientes.  De acordo com a especialista em pesquisas Gartner, em 2019, os CMOs investiram mais em análises de marketing do que nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018 juntos.

A estratégia de marketing da sua empresa é baseada nos dados certos?

As empresas podem não saber, mas agências de marketing digital e seus profissionais investem incontáveis ​​horas coletando milhares de dados para que suas campanhas sejam eficientes e suas estratégias de comunicação assertivas. Em outras palavras, sem uma estratégia clara sobre quais são os objetivos da marca e onde ela quer chegar, baseada no conhecimento técnico e especializado de profissionais de marketing digital,  todo esforço será em vão e seus  resultados não aparecerão.

A pesquisa da Gartner também revelou que quase um terço (31%) dos profissionais envolvidos em projetos recorrentes de marketing enfrentam o desafio de gerar relatórios ricos em informações para próximos passos, mas esbarram em “o que as empresas  querem”. A falta de entendimento de negócio e do olhar para o “cliente final” atrapalha ações eficientes e, consequentemente, prospecções e vendas.

Como atrair a atenção das empresas para relatórios eficientes no marketing digital? 

Parece óbvio, mas organizar as ideias, começando com o conjunto de dados mais simples, é necessário para tomar decisões de negócios que se apoiem em números. Lembre-se: um arroz e feijão bem feito vale muito mais que um caviar estragado.

Em tempos de investimentos escassos, apostar na simplicidade e eficiência é o melhor caminho e – como já disse anteriormente – contra dados não há argumentos.

Na Agência Bowie, priorizamos as estratégias eficientes e personalizadas. Sempre que um cliente novo chega,  temos uma primeira etapa fundamental para nossos trabalhos,  que envolve os planejamentos estratégicos e táticos, a  elaboração das personas e  a definição de KPIs.

A partir desse trabalho minucioso, conseguimos entender quais são os métodos mais eficientes para cada cliente, quais as palavras-chave ideais para nossa estratégia de SEO e Inbound Marketing e, com  todos os dados à disposição, nossa atuação no marketing digital se torna mais assertiva.

Um trabalho de marketing digital eficiente tem resultados a médio prazo – mas vale a pena investir em resultados recorrentes, com leads qualificados e engajando sua audiência em vez de investir todos os recursos disponíveis em mídia para alavancar resultados que nem sempre são qualificados e, muitas vezes, são temporários.

Quer saber mais sobre planejamento, dados e conteúdos que realmente vendem? Conte com a Bowie, baixe nosso e-book ou fale com nosso time de especialistas!

Por: Kinho Mangerona, Diretor de Novos Negócios Bowie 

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